Implante Dentário em impressão 3D: passo a passo da fabricação

Voltar para Blog

Implante Dentário em impressão 3D: passo a passo da fabricação

Imagine diminuir em mais de 75% o tempo gasto para a fabricação de uma solução odontológica. Nesse artigo, nós vamos explicar o passo a passo da fabricação em impressão 3d de um implante dentário.

Sabemos que os dentistas são profissionais que lidam diretamente com um aspecto muito importante na vida das pessoas. Ligado a autoestima dos pacientes, o sorriso é, portanto, de vital importância no convívio social.

Por este motivo, a pressa está sempre presente na hora de receber uma prótese ou marcar uma cirurgia. Se você disser a um paciente que ele precisará esperar uma ou duas semanas pela contenção ou coroa, poderá perder o cliente antes mesmo de começar a consulta. Por mais que esse tempo seja muito comum nas técnicas tradicionais de produção.

Contudo, será excelente se você puder diminuir o tempo de produção e garantir que a espera total não seja maior do que alguns poucos dias. Além do adicional de que o resultado final será 100% desenvolvido para aquele caso e, assim, ele estará seguro e inteiramente satisfeito.

Vamos conversar sobre o passo a passo da fabricação de um implante dentário utilizando a tecnologia de impressão 3D.

1º Passo: Scanner do paciente

Nessa etapa, você irá mapear a boca do paciente e criar uma maquete 3D dela. Existem dois modelos diferentes de scanner para a obtenção das informações: o modelo intraoral (ou seja, ele é introduzido na boca) e um modelo chamado desktop (onde é feito através do controle de luz).

2º Passo: Desenvolvimento da solução em 3D

Após coletar a malha em 3D da boca do paciente, você, com o auxílio dos técnicos em laboratório, irá criar a solução desejada através do software. É aqui onde a vantagem da impressora 3D impressiona.  Além de acelerar o processo, o produto torna-se feito sob medida para aquela dentição.

Essa é a fase pré-impressão. Sendo assim, é possível elaborar diversas abordagens para aquele caso, até chegar em um resultado perfeito.

3º Passo: Fabricação das soluções

Chegou o momento de produzir a peça física da solução odontológica. Essa produção pode ser realizada de duas maneiras, dependendo da complexidade e da necessidade do objeto final. São elas:

Impressão 3D para fundição

Conhecida como técnica da cera perdida. Esse tipo de impressão tem por finalidade elaborar um molde que será usado para a obtenção da peça final. Imprime-se a primeira versão do objeto em cera, esta peça é então utilizada para desenvolver o molde.

Com o molde cobrindo o objeto de cera, ela é derretida e descartada. Sobrando um espaço vazio no molde que terá o formato perfeito da peça que você deseja. Em seguida, o material do objeto final (aço, por exemplo) é derretido e derramado neste molde. Após resfriado, o molde pode ser descartado. Sobrando apenas o modelo final, que será utilizado pelo profissional em seu paciente.

Impressão direta

Nesse caso, a impressora 3D é responsável pela fabricação da solução desejada, sem a necessidade de outros procedimentos como a fundição. Após o desenvolvimento do projeto, através do software, é escolhida a resina para o material – lembrando que ela deve ser uma resina biocompatível, para que o paciente não tenha problemas – e a impressão é feita.Modelo e dentes provisórios feitos através da impressão 3D

Esse modelo é responsável por obter os resultados mais rápidos do mercado. Uma produção normal leva em média 2 semanas para ficar pronta, com as impressoras 3D esse número pode cair para 2 dias. De fato um avanço significativo.

O leque engloba todas as necessidades de um consultório. Dessa forma, coroas, implantes, pontes dentárias, estruturas de contenção, talas, retentores, alinhadores, facetas dentárias, protéticos diários… Enfim, basicamente tudo o que você precisar poderá ser criado com o uso das impressoras 3D.

Os materiais utilizados dependem muito da aplicação de cada caso. É possível utilizar desde resinas especiais até metal. Portanto, caberá a você decidir entre uma variedade de opções na hora de elaborar a solução.

4º Passo: Acabamento

Após o desenvolvimento da peça bruta, seja pelo método de cera perdida ou por impressão 3D direta, o implante dentário está pronto para receber um acabamento. Dessa forma, essa etapa é feita de acordo com a aplicação de cada peça.

Normalmente, o acabamento é feito em cerâmica – através de um banho de uma fina camada – contudo, outras abordagens podem ser feitas: sejam elas, polimento para os materiais metálicos ou de resina, etc.

Note que a impressão 3D para usos odontológicos está inserida no cotidiano de um consultório. Com a capacidade de criar implantes e até guias para cirurgia, a impressão 3D reformulou completamente o modelo de negócio oferecido.

Um paciente dificilmente estará disposto a esperar duas ou três semanas por uma coroa dentária, se o consultório vizinho consegue um resultado melhor em 2 dias. A evolução no processo de produção capacitada pelas impressoras 3D está revolucionando o mercado. Compreender e saber utilizar essa tecnologia é um passo obrigatório para quem quer se modernizar.

Não existem mistérios na produção de uma impressão 3D.  O projeto obedece a três fases: a elaboração de uma maquete 3D, a criação da peça propriamente dita e, por fim, a impressão. Simples, direto e prático. O que vai facilitar ainda mais seu processo, é uma impressora 3D de qualidade! Portanto, apresentamos a FlashForge Hunter!

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse processo, entre em contato conosco.

Solicite um orçamento, afinal, nós estamos sempre dispostos a conversar e apresentar as funcionalidades disponíveis no mercado de impressoras 3D.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
X