Como a FlashForge Hunter mudou o laboratório LabNetto

Voltar para Blog

Como a FlashForge Hunter mudou o laboratório LabNetto

Hoje vamos contar um pouco sobre Netto Pereira, fundador e proprietário do LabNetto, laboratório criado em 2014, localizado em Patos de Minas, interior de Minas Gerais. Cliente da dOne 3D desde o início de 2019, ele nos contou um pouco sobre a sua trajetória, a aproximação com a tecnologia 3D e as inovações que o fluxo digital trouxe para seu negócio. Além disso, é claro, como a impressora FlashForge Hunter mudou seu laboratório.

Os primeiros passos de Netto Pereira 

Em 2008, aos 19 anos, Netto se formou em prótese dentária no interior de São Paulo, sem muitas pretensões ou expectativas na época. Em  2009, teve seu primeiro contato com a odontologia digital, no laboratório onde trabalhava.

“Comecei a ver minha profissão de uma forma diferente, o que me motivou a querer estudar, trabalhar, até conseguir ter meu próprio negócio.”

Assim, em 2014, abriu seu próprio laboratório. Desde o início, Netto possuía a pretensão de trabalhar digital. Porém, utilizou a forma “analógica” até 2016, quando conseguiu adquirir o sistema CAD/CAM completo. A partir de então, passou a ver novos resultados em seu trabalho e se sentir dependente do digital.

Netto sempre teve uma grande fascinação pelas impressoras e, com o passar do tempo, sua vontade de crescer e se desenvolver no digital foi aumentando. Acompanhando também a dos colegas que já estavam fazendo suas próprias produções. Quando ouviu as primeiras informações sobre a impressora 3D, não tinha muitas pretensões ou expectativas com o equipamento, já que seu foco era a impressão de arquivos intraorais dos clientes. E os equipamentos que conhecia não forneciam muitas possibilidades.

Em 2019, Netto conheceu a dOne 3D –  e a FlashForge Hunter. Foi o início de uma nova fase da era digital, o mundo das impressões! Hoje, seu laboratório conta com uma equipe de 5 pessoas e é totalmente voltado para o digital.

“No início de 2019, quando conheci os irmãos Paulo e Ricardo Kimura, me surpreendi com a qualidade das impressões que o equipamento deles oferecia e fui apresentado a um universo muito mais vasto que apenas impressões de modelos.”

Com isso, aquela visão inicial deu lugar a uma expectativa muito maior. E teve início uma nova fase no laboratório e na vida de Netto: a total imersão no fluxo digital.

FlashForge Hunter no laboratório 

Netto considera que uma das maiores vantagens foi a otimização do seu tempo. Um exemplo é: os planejamentos que antes eram feitos gota a gota em cera, hoje são feitos em questão de minutos no software de desenho e impressos com uma qualidade incrível em um tempo completamente razoável pela impressora.

Segundo Netto, a mudança do analógico para o digital pode ser simples e rápida, desde que você se dedique e estude muito.

“Acredito que, de forma geral, o que você tem que fazer quando se adquire qualquer tipo de equipamento, é entender como ele funciona. Pensar por ele, e em meio às dificuldades nunca recorrer ao convencional. Procuro sempre encontrar a solução dentro do que o equipamento pode me oferecer, por isso tento explorar ao máximo o que cada um tem.”

FlashForge Hunter LabNetto
Calcináveis impressos na FlashForge Hunter, produzidos e fotografados por Netto Pereira

Netto dá a dica de testar e tentar fazer várias diferentes impressões para pode aperfeiçoar a técnica cada vez mais! Durante a primeira semana da impressora em seu laboratório, ele imprimiu um grande número de peças como teste, que foi fundamental para que conseguisse alcançar o resultado fantástico que tem hoje em suas impressões.

Mesmo sabendo das vantagens da impressora, como o tempo de impressão e grande aproveitamento do material, sua grande surpresa com a FlashForge Hunter foi a qualidade das impressões.

“Já tinha visto a impressão de modelos por diversos equipamentos, e aquele aspecto de “digital” em todas elas me fez acreditar que isto era comum nas impressões. Mas, para minha grande surpresa, não existe isso nas impressões da FlashForge Hunter.”

como a hunter mudou o laboratório labnetto
Troquéis impressos na FlashForge Hunter, produzidos e fotografados por Netto Pereira

Dicas e Recomendações

“Hoje me procuram muito perguntando sobre isso, todos querem estar na era digital, e o que eu digo para todos é que não se deixem enganar por marketing de empresas que resumem uma “boa impressão” apenas pela resolução da camada do Eixo Z; que busquem uma empresa que passe seriedade e credibilidade; que analisem também o suporte e a assistência que essa empresa irá oferecer.”

Hoje, meu objetivo principal é conseguir migrar toda a minha parte de calcináveis e provisórios para ela.

“Quero eliminar o gesso da minha linha de produção, chegar a um ponto em que 100% dos meus modelos sejam confeccionados por ela.”

Por fim, Netto dá reconhecimento especial à equipe dOne 3D, que além da venda do equipamento, fornece suporte personalizado para seus clientes:

“Percebi que a empresa possui um time de profissionais altamente qualificado em todos os setores, o que para mim é um dos grandes diferenciais da dOne, principalmente quando falamos de suporte técnico, que é algo de extrema importância quando se adquire um equipamento novo e tão tecnológico”.

Agora que você conheceu um pouco mais da história do Netto, você sabe ainda mais o impacto de trabalhar digitalmente! O que você pode fazer para transformar seu laboratório, otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade? Se você chegou até aqui, está na hora de começar a imprimir o seu futuro! Caso você tenha dúvidas e precise de ajuda, fale com um consultor da dOne 3D! Nossa equipe está a disposição para te atender!

 

 

 

Compartilhar este post

Comentário (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog
X